Essa atividade lúdica pode ser aplicada no 7º ano (ensino fundamental), com a formação de 4 ou 5 grupos, com duração de uma aula.
O jogo é uma corrida que utiliza-se de perguntas e respostas (elaboradas pelo professor) para se desenvolver.
Materiais utilizados: cartolina, lápis de cor, tesoura (sem pontas), Pincel atômico ou hidrocor.
Foto: Eugênio /2011.
Regras do Jogo:
- Iniciará a corrida quem obtiver maior numeração no arremesso do dado.
- O jogador pegará uma carta e depois de responder corretamente se movimentará de acordo o número do dado.
- Ao retirar uma carta coringa o jogador continuará a jogar o dado se precisar responder.
- Será vencedor o jogador que conseguir cruzar primeiro a linha de chegada.
Penalidades:
- Carta STOP : o jogador ficará uma rodada sem jogar.
- Carta PIT STOP: o jogador terá que continuar a corrida a partir do box.
- Carta STOP GO : o jogador passará pelo box e retornará a corrida três casas anteriores a que se encontrava antes da penalidade.
O uso dos jogos proporciona ambientes desafiadores capazes de estimular o intelecto, propiciando um estágio mais elevado de raciocínio,podemos usá-los como recursos pedagógicos pois no jogar o aluno articula tanto a teoria quanto a prática,fazendo com que o aluno estude sem perceber tornando o processo de ensino-aprendizagem mais interessante e atrativo.
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