quarta-feira, 18 de maio de 2011

ATIVIDADE 2: TRABALHANDO COM IMAGENS

Atividade aplicada no 6º ano (ensino fundamental) com duração de 2 aulas
FOTO: EUGENIO/2010
Materiais da atividade:
  • Cartolina;
  • Cola;
  • Tesoura (sem ponta);
  • Revista,Jornal,..(mídia impressa em geral);
  • Pincel atômico (hidrocor).
Objetivos:
Construção de conceitos de geografia.
Incentivar e despertar nos alunos um olhar mais atento e crítico sobre as imagens expostas pela mídia.
Procedimentos:
Após a seleção da noticia, foram escolhidas as imagens que foram coladas e legendadas na cartolina de modo que o conceito criado interagisse com as imagens, foram utilizados os temas: Tectônicas de Placas e Concetração nas metropoles.
De que modo a mídia veicula conteúdo de interesse geográfico?
Nas imagens selecionadas por nós, o conteúdo geográfico foi utilizado de duas formas.Na primeira utilizou-se de mapas para relacionar e localizar fatos gerados pelos abalos sismicos.Quanto na outra foi usada par legitimar e impor modos de consumo e de vida.
Chegamos ao consenso de que na maioria das vezes a mídia a serviço da classe dominante expõe que lhe é de interesse mascarando a realidade dos acontecimentos,fazendo-se valer de ideologias que tem como principal intuito a aliênação da maior parte da população.
É possível reler imagens na perspectiva teórica da geografia?
Uma vez que a geografia atua no palco das relações do homem com seu meio,que é modificado constatemente pelo homem que está envolvido no contexto das relações sociais, sim , a releitura das imagens é um campo vasto de possibilidades.
Conclusões:
Essa atividade contribui no aperfeiçoamento da pesquisa, instigando o aluno a analisar as imagens de uma outra maneira,que associadas aos conteúdos geográficos despertará uma nova forma de interpretar as imagens.


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